Como reclamar programa seu cérebro para ser negativo

 

Fonte: https://goo.gl/76cPMI

 

Pesquisas mostram que a maioria das pessoas se queixa uma vez por minuto durante uma conversa típica. Reclamar é tentador porque faz com que nos sintamos bem, mas como muitas outras coisas que são agradáveis ​​- como fumar ou comer um pedaço de bacon no café da manhã -, reclamar não faz bem!

 

Seu cérebro ama a eficiência e não gosta de trabalhar mais do que o necessário. Quando você repete um comportamento, como se queixar, seus neurônios ramificam-se um para o outro para facilitar o fluxo de informações. Isso torna muito mais fácil repetir esse comportamento no futuro – tão fácil, na verdade, que você pode nem perceber que está fazendo isso.

 

Você não pode culpar seu cérebro. Quem quer construir uma ponte temporária toda vez que precisar cruzar um rio? Faz muito mais sentido construir uma ponte permanente. Assim, seus neurônios crescem mais próximos, e as conexões entre eles se tornam mais permanentes. Os cientistas gostam de descrever este processo como, “neurônios que disparam juntos, ficam juntos.”

 

Em suma, a repetição de queixas “programa” seu cérebro para fazer o futuro reclamado mais provável. Ao longo do tempo, você acredita que é mais fácil ser negativo que ser positivo, independentemente do que está acontecendo ao seu redor. Queixar-se, então, torna seu comportamento padrão, e por consequência muda como as pessoas o percebem.

 

E aqui está a jogada: reclamar causa danos em outras áreas do seu cérebro também. Uma pesquisa da Universidade de Stanford mostrou que a queixa encolhe o hipocampo – uma área do cérebro que é crítica para a resolução de problemas e pensamento inteligente. O dano ao hipocampo é assustador, especialmente quando você considera que é uma das principais áreas do cérebro destruídas por Alzheimer.

 

QUEIXAR-SE É MUITO RUIM PARA A SUA SAÚDE

 

Pode parecer um exagero dizer que se queixar leva a danos cerebrais, mas infelizmente não pára por aí. Quando você se queixa, seu corpo libera o hormônio do estresse cortisol. Esse hormônio é liberado em momentos de luta ou fuga; direcionando oxigênio, sangue e energia para sistemas que são essenciais para a sobrevivência imediata. Um efeito do cortisol, por exemplo, é aumentar a sua pressão arterial e açúcar no sangue para que você esteja preparado para fugir ou se defender.

 

Todo o cortisol extra liberado pela queixa frequente prejudica seu sistema imunológico e torna-o mais suscetível ao colesterol elevado, a diabetes, a doença de coração e a obesidade. Ele ainda torna o cérebro mais vulnerável a derrames.

 

NÃO É APENAS VOCÊ…

 

Uma vez que os seres humanos são inerentemente sociais, nossos cérebros imitam natural e inconscientemente o humor daqueles que nos rodeiam, particularmente as pessoas com quem gastamos muito tempo. Este processo é chamado de espelhamento neuronal, e é a base para a nossa capacidade de sentir empatia. Você precisa ser cauteloso sobre passar tempo com pessoas que se queixam de tudo. Reclamões querem que as pessoas se juntem a sua festa de pena para que eles possam se sentir melhor sobre si mesmos. Pense nisso desta maneira: se uma pessoa estava fumando, você ficaria sentado a tarde toda inalando a fumaça indiretamente? Você se distanciaria — eu espero —, e deveria fazer o mesmo com os reclamões.

 

Existe personagem mais reclamão que o Pato Donald? Fonte: https://goo.gl/c3PMD0

 

A SOLUÇÃO PARA PARAR DE QUEIXAR-SE

 

Há duas coisas que você pode fazer quando sente a necessidade de reclamar. Uma é cultivar uma atitude de gratidão. Ou seja, quando você sentir vontade de reclamar, mude sua atenção para algo que você está grato. Mudar o foco da atenção para contemplar o que você é grato não é meramente uma coisa banal de se fazer; isso reduz o nível do cortisol em 23%. Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, Davis, descobriu que as pessoas que trabalhavam diariamente para cultivar uma atitude de gratidão experimentaram melhora do humor e da energia, e substancialmente menos ansiedade devido a níveis mais baixos de cortisol. Toda vez que você experimentar pensamentos negativos ou pessimistas, use isso como uma sugestão para mudar de marcha e pensar em algo positivo. Com o tempo, uma atitude positiva se tornará um modo de vida.

 

A segunda coisa que você pode fazer — e somente quando você tem algo que realmente vale a pena reclamar — é envolver-se em queixa orientada à solução. Pense nisso como “reclamando com um propósito”. A queixa orientada para a solução deve ser da seguinte forma:

 

• Tenha um propósito claro! antes de reclamar, saiba o resultado que você está procurando. Se você não consegue identificar um propósito, há uma boa chance de que você só queira reclamar por reclamar, e esse é o tipo de queixa que você deve evitar. Comece com algo positivo. Pode parecer contra-intuitivo iniciar uma queixa com um elogio, mas começando com algo positivo pode ajudar a manter a outra pessoa em estado de maior aceitação. Por exemplo, antes de lançar uma reclamação sobre o mau atendimento ao cliente, você poderia dizer algo como: “Eu tenho sido um cliente há muito tempo e sempre fiquei impressionado com o seu serviço…”

• Seja específico! Quando você está reclamando não é um bom momento para lançar vez de todos os incômodos dos últimos 20 anos. Basta abordar a situação atual e ser o mais específico possível. Em vez de dizer: “Seu empregado foi rude para mim”, tente descrever especificamente o que o funcionário fez que parecia rude.

• Termine sendo positivo! Se você terminar sua queixa com, “eu nunca farei compras aqui novamente”, a pessoa que está ouvindo não tem motivação para agir em sua queixa. Nesse caso, você está apenas ventilando ou reclamando sem outro propósito senão reclamar. Em vez disso, reafirme o seu propósito, bem como a sua esperança de que o resultado desejado possa ser alcançado, por exemplo, “eu gostaria de resolver isso para que possamos manter o nosso relacionamento comercial intacto.”

 

COLOQUE EM PRÁTICA!

 

Assim como fumar, beber demais, e ficar deitado no sofá assistindo TV o dia todo, reclamar é ruim para você. Coloque o meu conselho em prática, e você vai colher os benefícios físicos, mentais e de desempenho que vêm com um estado de espírito positivo.

 

 

Autora original: Lara Fatunbi

Tradução: Vinicius Vanso.

Link para o original.

Sou estudante de psicologia, tenho 20 e tantos anos. Já quis ser paleontólogo e astrônomo – talvez ainda gostaria de ser. Despertei meu interesse por ciência na infância quando preferia desmontar os brinquedos, ao invés de brincar com eles. Nas horas vagas gosto de conversar sobre a vida, o universo e tudo mais. Acredito que ficarei mais contente com a minha vida se puder ser metade do homem que Carl Sagan foi.

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